Está interessado em container? Conheças o funcionamento da estrutura e suas possibilidades na construção civil.
Quando falamos sobre logística, imediatamente pensamos nas melhores formas de transportar os produtos com rapidez e segurança. E não podemos deixar de ressaltar a importância dos containers dentro desse contexto, uma vez que ele é responsável por aproximadamente 95% das cargas transportadas pelos mares e o maior protagonista na evolução do transporte marítimo global.
Foi Malcolm McLean, um empresário americano do setor de transportes, que inventou e patenteou o container intermodal. A partir de então, a logística de cargas, que antes era feita de forma braçal, por estivadores, agora seria mais prática e ágil.
Há muitas décadas, desde 1956, quando o navio Ideal X transportou 60 containers do porto de Newark, em New Jersey, até o terminal portuário de Houston, no Texas, que a história do transporte de carga assumiria novos rumos.
A conteinerização é utilizada como a solução ideal para transportar mercadorias entre portos, seja no caso de importação ou de exportação, e para uma gama enorme de produtos como:
Container Dry Box, também conhecido como container básico intermodal, é o mais utilizado para transporte de carga seca e não perecível, como: alimentos, roupas, utensílios, caixas, pallets. Esse tipo de container é encontrado em dois tamanhos: 20 e 40 pés;
Container HC ou High Cub tem a sua estrutura muito parecida com o container Dry, porém é mais alto e o mais usado para fazer modificações e para ser usado como casa, escola ou lanchonete, por exemplo;
Container Open Top é o mais adequado para o transporte de carga que exceda a altura do container comum, por ter o teto removível;
Container Ventilado por ter algumas aberturas ventiladas é usado para cargas vivas e produtos, tais como: café, cacau, plantas e sementes;
Container Flat Rack esse tipo é o mais usado para cargas pesadas, compridas e com tamanho irregular, por ter apenas as duas paredes frontais, possibilita o carregamento pelo alto ou pelas laterais;
Container Reefer ou container frigorífico é usado para cargas perecíveis e que necessitam de temperatura controlada, como: carnes, laticínios, frutas, produtos farmacêuticos. Ele é fabricado em aço inox e o revestimento interno é em poliuretano;
Container Plataforma é, como o próprio nome diz, uma plataforma com piso reforçado e que transporta cargas como: chapas e tubulações muito grandes;
Container com Carregamento Lateral é um equipamento utilizado quando o container precisa permanecer nos trilhos enquanto a carga é carregada ou descarregada;
Container Abertura de Topo ou Open Top, como também é conhecido, é o preferido para transportar máquinas, mármores, vidro, por não possuir teto, são usadas lonas ou painéis em sua cobertura;
Container Tanque permite o transporte de carga líquida e tem sido usado em sua grande maioria pela indústria naval. São fabricados com aço reforçado e material anticorrosivo, visando a segurança da carga a ser transportada;
Container Graneleiro tem como sua principal característica, uma abertura na porta frontal e é apropriado para o carregamento de carga seca e a granel;
Container Bulk usado para cargas não envasadas e em grandes volumes, como produtos químicos e materiais de construção;
Container Isolante pode ser encontrado na versão ventilada e não ventilada e é eficaz para o transporte de cargas que não podem ser expostas a mudanças bruscas de temperatura;
Container Coberta Marítima ele foi construído para ser adaptado a navios cargueiros, possui o topo aberto e o piso pode ser movido por uma manivela própria;
Container RO-RO ou Roll On - Roll Off é comumente usado para transportar veículos por longas distâncias e por ser um tipo de cargueiro gigante, possibilita que os automóveis entrem e saiam pelos seus próprios meios;
Precisando de um container para o seu negócio? Confira mais sobre o container 20 pés, um dos modelos mais utilizados no mercado e veja suas principais características, além das finalidades mais comuns.
Isso mesmo, você não entendeu errado, os containers ou estruturas modulares têm sido usados na construção civil e com várias possibilidades, visto que reduzem custos, produzem um baixo impacto ao meio ambiente, possibilitam mobilidade e durabilidade. Porém há diferença entre os dois:
Sabe-se que a primeira vez que o container foi usado como abrigo foi no ano 2000, na região portuária de Londres, na Inglaterra. Isso aconteceu com a junção de vários containers, com formatos diferentes, encaixados de forma flexível, criando uma construção modular. Essa construção obteve tanto sucesso, que foi surgindo a necessidade de produções mais bem elaboradas e adaptáveis e que oferecessem mais conforto aos seus usuários.
Hoje, com tantas inovações, eles são usados das mais diversas formas:
São três os containers mais usados na construção:
Os valores envolvendo a venda de containers variam muito, devido às especificidades de cada um. Temos que analisar o fato de que o lugar de compra do container, também irá interferir no seu custo. Dessa forma, é possível encontrar preços mais acessíveis em cidades portuárias e os valores podem variar entre R$5.000,00 e R$6.000,00 para adquirir o container Dry, com seis metros de altura. Já o container Reefer com 20 pés, pode variar o seu preço entre R$12.000,00 e R$14.000,00.
Não resta a menor dúvida que essas Caixas de Aço vêm causando uma verdadeira revolução no mercado da construção e inovando os projetos de diversos arquitetos ao redor do mundo.
As Principais Vantagens são:
As Desvantagens:
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