Container: Uma Caixa de Possibilidades

Está interessado em container? Conheças o funcionamento da estrutura e suas possibilidades na construção civil.

Por Jacqueline Barros
Jaqueline Barros é uma renomada especialista em containers e logística, possuindo um MBA em Logística e Cadeia de Suprimentos. Com uma carreira distinta no campo, Jaqueline tem uma rica experiência em ministrar cursos e palestras sobre logística para diversas empresas de renome em todo o Brasil.
Tempo de leitura: 4min
Atualizado em 21/10/2022
Possibilidades dos containers na construção civil

Container: Uma Caixa de Possibilidades

Containers na Logística

Quando falamos sobre logística, imediatamente pensamos nas melhores formas de transportar os produtos com rapidez e segurança. E não podemos deixar de ressaltar a importância dos containers dentro desse contexto, uma vez que ele é responsável por aproximadamente 95% das cargas transportadas pelos mares e o maior protagonista na evolução do transporte marítimo global.

Foi Malcolm McLean, um empresário americano do setor de transportes, que inventou e patenteou o container intermodal. A partir de então, a logística de cargas, que antes era feita de forma braçal, por estivadores, agora seria mais prática e ágil.

Há muitas décadas, desde 1956, quando o navio Ideal X transportou 60 containers do porto de Newark, em New Jersey, até o terminal portuário de Houston, no Texas, que a história do transporte de carga assumiria novos rumos. 

Como funciona o transporte de Containers ou Conteinerização e quais as suas vantagens?

A conteinerização é utilizada como a solução ideal para transportar mercadorias entre portos, seja no caso de importação ou de exportação, e para uma gama enorme de produtos como:

  • Carga Seca;
  • Carga a Granel;
  • Carga Frigorífica;
  • Carga Viva;
  • Carga Perigosa;
  • Carga Frágil;
  • Carga Líquida;
  • Carga de Minério e Cimento;
  • Carga de Veículos Automotivos;
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Vantagens e possibilidades dos containers

Vantagens da Conteinerização:

  • Redução de custos com embalagens;
  • Proteção da mercadoria por longas distâncias;
  • Agilidade no transporte;
  • Maior oferta de espaço para a carga;
  • Custo de seguro mais baixo;
  • Melhor organização em áreas de armazenagem;

Conheça os 15 principais tipos de Containers usados na logística:

  • Container Dry Box;
  • Container HC ou High Cub;
  • Container Open Top;
  • Container Ventilado;
  • Container Flat Rack;
  • Container Reefer;
  • Container Plataforma;
  • Container com Carregamento Lateral;
  • Container Abertura de Topo;
  • Container Tanque;
  • Container Graneleiro;
  • Container Bulk;
  • Containers Isolantes;
  • Container Coberta Marítima;
  • Container RO-RO;

Agora que você já conhece os diversos tipos de containers, vamos aprender a usar cada um da forma mais adequada.

 Como usar cada tipo de container:

Container Dry Box, também conhecido como container básico intermodal, é o mais utilizado para transporte de carga seca e não perecível, como: alimentos, roupas, utensílios, caixas, pallets. Esse tipo de container é encontrado em dois tamanhos: 20 e 40 pés;

Container HC ou High Cub tem a sua estrutura muito parecida com o container Dry, porém é mais alto e o mais usado para fazer modificações e para ser usado como casa, escola ou lanchonete, por exemplo;

Container Open Top é o mais adequado para o transporte de carga que exceda a altura do container comum, por ter o teto removível;

Container Ventilado por ter algumas aberturas ventiladas é usado para cargas vivas e produtos, tais como: café, cacau, plantas e sementes;

Container Flat Rack esse tipo é o mais usado para cargas pesadas, compridas e com tamanho irregular, por ter apenas as duas paredes frontais, possibilita o carregamento pelo alto ou pelas laterais;

Container Reefer ou container frigorífico é usado para cargas perecíveis e que necessitam de temperatura controlada, como: carnes, laticínios, frutas, produtos farmacêuticos. Ele é fabricado em aço inox e o revestimento interno é em poliuretano;

Container Plataforma é, como o próprio nome diz, uma plataforma com piso reforçado e que transporta cargas como: chapas e tubulações muito grandes;

Container com Carregamento Lateral é um equipamento utilizado quando o container precisa permanecer nos trilhos enquanto a carga é carregada ou descarregada;

Container Abertura de Topo ou Open Top, como também é conhecido, é o preferido para transportar máquinas, mármores, vidro, por não possuir teto, são usadas lonas ou painéis em sua cobertura;

Container Tanque permite o transporte de carga líquida e tem sido usado em sua grande maioria pela indústria naval. São fabricados com aço reforçado e material anticorrosivo, visando a segurança da carga a ser transportada;

Container Graneleiro tem como sua principal característica, uma abertura na porta frontal e é apropriado para o carregamento de carga seca e a granel; 

Container Bulk usado para cargas não envasadas e em grandes volumes, como produtos químicos e materiais de construção;

Container Isolante pode ser encontrado na versão ventilada e não ventilada e é eficaz para o transporte de cargas que não podem ser expostas a mudanças bruscas de temperatura;

Container Coberta Marítima ele foi construído para ser adaptado a    navios cargueiros, possui o topo aberto e o piso pode ser movido por uma manivela própria;      

Container RO-RO ou Roll On - Roll Off é comumente usado para transportar veículos por longas distâncias e por ser um tipo de cargueiro gigante, possibilita que os automóveis entrem e saiam pelos seus próprios meios;

Precisando de um container para o seu negócio? Confira mais sobre o container 20 pés, um dos modelos mais utilizados no mercado e veja suas principais características, além das finalidades mais comuns.

Containers na Construção Civil

Isso mesmo, você não entendeu errado, os containers ou estruturas modulares têm sido usados na construção civil e com várias possibilidades, visto que reduzem custos, produzem um baixo impacto ao meio ambiente, possibilitam mobilidade e durabilidade. Porém há diferença entre os dois: 

  • Os containers são usados como depósitos e canteiros de obras;
  • As estruturas modulares ou módulos habitacionais surgiram da ideia de reaproveitamento dos containers, que eram descartados após alguns anos de uso. 
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Container como construção modular

Quando surgiu a ideia de usar o container como módulo habitacional ?

Sabe-se que a primeira vez que o container foi usado como abrigo foi no ano 2000, na região portuária de Londres, na Inglaterra. Isso aconteceu com a junção de vários containers, com formatos diferentes, encaixados de forma flexível, criando uma construção modular. Essa construção obteve tanto sucesso, que foi surgindo a necessidade de produções mais bem elaboradas e adaptáveis e que oferecessem mais conforto aos seus usuários.

Hoje, com tantas inovações, eles são usados das mais diversas formas:

  • Banheiros;
  • Cozinhas;
  • Escolas;
  • Restaurantes, bares, lojas, lanchonetes, refeitórios;
  • Pequenos, médios e grandes empreendimentos imobiliários;
  • Dentre outros projetos;

Quais são os containers ideais para uso na construção civil?

São três os containers mais usados na construção:

  1. O container Dry Standart é o mais utilizado, pois tem a estrutura completamente fechada, com uma porta ao fundo. Essa característica, torna esse tipo de módulo ideal para a construção de imóveis, pois precisa de poucas alterações;
  1. O container High Cube é também um dos mais usados em construções de imóveis, por ter medidas que possibilitam a criação de ambientes proporcionais a de uma casa e por ter transportado, enquanto seu uso na logística, cargas não tóxicas.
  1. O container Reefer é ideal para construção de escritórios e estabelecimentos alimentícios, por já possuírem revestimento térmico e acústico;

Custos envolvidos no uso dos Módulos Habitacionais:

Os valores envolvendo a venda de containers variam muito, devido às especificidades de cada um. Temos que analisar o fato de que o lugar de compra do container, também irá interferir no seu custo. Dessa forma, é possível encontrar preços mais acessíveis em cidades portuárias e os valores podem variar entre R$5.000,00 e R$6.000,00 para adquirir o container Dry, com seis metros de altura. Já o container Reefer com 20 pés, pode variar o seu preço entre R$12.000,00 e R$14.000,00.

Vantagens e Desvantagens:

Não resta a menor dúvida que essas Caixas de Aço vêm causando uma verdadeira revolução no mercado da construção e inovando os projetos de diversos arquitetos ao redor do mundo.

As Principais Vantagens são:

  • Durabilidade;
  • Economia;
  • Praticidade e versatilidade;
  • Sustentabilidade;
  • Agilidade da construção;
  • Flexibilidade;
  • Conforto na obra;

As Desvantagens:

  • Manutenção;
  • Espaço;
  • Regulamentação;
  • Mão de Obra Especializada;

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Jaqueline Barros é uma renomada especialista em containers e logística, possuindo um MBA em Logística e Cadeia de Suprimentos. Com uma carreira distinta no campo, Jaqueline tem uma rica experiência em ministrar cursos e palestras sobre logística para diversas empresas de renome em todo o Brasil. Seu profundo conhecimento e habilidade prática a tornam uma fonte confiável de informações e estratégias no setor. Ela presta consultoria em logística e transporte marítimo, oferecendo soluções personalizadas para uma ampla gama de segmentos empresariais. Sua capacidade de adaptar teorias complexas da logística para aplicações práticas é amplamente reconhecida, fazendo dela uma autoridade confiável na indústria. Jaqueline é frequentemente citada como uma referência em publicações especializadas e em eventos do setor, reforçando sua posição como uma voz líder em logística e transporte marítimo.

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