Peça uma cotação de

Container Para Alugar

Atendemos todo o país com os melhores preços em containers para alugar, de todos os tipos, utilizações e dimensões.
Peça uma cotação agora mesmo.
Container de 40 pés - Onde comprar ou alugar
Os containers de 40 pés, ou 40ft, são muito utilizados no treansporte marítimo
Container 40 pés é grande para sua aplicação? Acesse nossa página dedicada ao Container 20 Pés (20ft)
Procurando um container para armazenamento e estoque? Ele é uma ótima opção para quem precisa de espaço extra para armazenar produtos
Aprenda a diferença entre os Containers Reefer e os Containers Refrigerados. Você Sabe?
Se tiver interesse, acesse nossas páginas especiais sobre:
Já são inúmeras as utilizações do container 40 pés, algumas delas são bem interessantes.
Container house: apesar de pequena, uma casa container pode se enquadrar na necessidade de muitos. Faça uma cotação de casas containers aqui mesmo.
Container de carga 40 pés
Você já deve ter visto muitas construções utilizando o container 40 pés como depósito de ferramentas ou vestiário. São os containers de obras.
Você sabia que os containers foram inventados para padronizar o transporte de cargas? Assim os primeiros containers inventados foram os containers marítimos.

Container Para Alugar e Suas Utilizações

Jaqueline Barros é uma renomada especialista em containers e logística, possuindo um MBA em Logística e Cadeia de Suprimentos. Com uma carreira distinta no campo, Jaqueline tem uma rica experiência em ministrar cursos e palestras sobre logística para diversas empresas de renome em todo o Brasil.

Para quem ouve pela primeira vez essa palavra “container” ou “contêiner”, não imagina quantas utilidades essa “caixa” pode ter. 

Pensando em orientar o leitor e responder as suas principais dúvidas, criamos esse guia completo de como alugar um container

Antes de mais nada, precisamos saber o que é e para que serve o container

Podemos dizer que o container é uma caixa de aço, alumínio ou fibra, que foi criado para transportar mercadorias de forma unitizada. Com isso, o container tornou-se um equipamento indispensável para o transporte internacional de mercadorias, pois oferece mais segurança, facilidade na movimentação e armazenagem de cargas.

Foi em 1937 que o americano, Malcom McLean, na época, dono de uma empresa de transportes, após observar a lentidão da mão de obra para descarregar as mercadorias dos caminhões e carregá-las nos navios atracados nas docas, teve a ideia de padronizar o processo de transferências de cargas, fazendo com que, tanto as empresas de transportes de caminhão como as companhias marítimas ganhassem agilidade e reduzissem custos com o uso do container.

Transportando o container alugado: Qual a melhor maneira de realizar o transporte do container ?

Fazer o transporte dos containers não é tão simples, tendo em vista que é necessária uma infraestrutura que suporte a sua grande capacidade de armazenamento, planejamento logístico e conhecimento técnico. 

Nesse contexto, temos dois modais que se destacam pela facilidade desse transporte, são eles: o navio e o caminhão, que podem transportar grandes quantidades de carga compactada, em diferentes tipos de containers.

Transporte Rodoviário de Containers

Como falamos anteriormente, os meios mais usados para o transporte de containers é o marítimo e o terrestre, através de caminhões específicos, como o caminhão bug, que é um veículo capaz de suportar o peso e as dimensões de todos os tipos de containers, para fazer tal transporte, garantindo assim que as necessidades logísticas de cada cliente sejam atendidas com precisão e segurança. Porém, não podemos esquecer de mencionar o modal aéreo, que também é de grande relevância para essa tarefa.

 Lembremos que até que o container chegue ao porto ou aeroporto, ele precisou usar o transporte rodoviário, o qual demonstra ser o mais desafiador, tendo em vista as condições das estradas e todos os imprevistos que podem ocorrer durante o trajeto. Além disso, há necessidade de atender as normas estabelecidas pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), que dita as regras estabelecidas para a identificação dos veículos para circulação, registro do caminhão, autorização especial para veículos com altura maior do que a média para o transporte de container, além das infrações que podem ser aplicadas caso a lei seja descumprida.

Confira como escolher o melhor container para alugar
Container para alugar: guia completo para locação

Transporte Marítimo de Containers

Transportar o container através do modal marítimo é o meio mais utilizado quando o percurso é entre países ou continentes, porém realizar essa operação requer conhecimento técnico e logístico. Podemos dizer que o comércio marítimo é responsável por aproximadamente 95% da balança comercial do Brasil.

Nesse contexto, destacamos a importância dos portos brasileiros e o que representou a promulgação da Lei de Modernização de Portos, em 1990, que permitiu abrir o setor portuário para a iniciativa privada, pois antes disso o sistema portuário passava por uma série de problemas, como: elevados custos operacionais, falta de investimento, ausência de competitividade e excesso de mão de obra. 

Com essa parceria público-privada ocorreu o aumento de investimentos e melhora da gestão da operação portuária, consequentemente houve o aumento da produtividade e a redução de tarifas.

O processo de desestatização também foi responsável por grandes mudanças no setor, que nesse período não possuia, em todos os maiores portos do país, a infraestrutura necessária para receber todos os tipos de cargas.

O Brasil possui aproximadamente 235 instalações portuárias de carga, segundo a ANTAQ, destacando-se entre eles o Porto de Santos, em São Paulo, responsável por 30% das movimentações comerciais no Brasil e que é considerado o porto brasileiro com maior capacidade de movimentação de carga para importação e exportação. Com relação ao transporte de containers, o Porto de Santos tem capacidade estimada de 5,3 milhóes de TEUs (Twenty Foot Equivalent Unit) por ano.

Por que preciso alugar um container?

Locar um container não é uma tarefa difícil, tendo em vista que existem empresas especializadas nesse tipo de serviço, as chamadas self storage ou auto armazenamento, que nada mais são do que um local onde podem ser guardados bens, tais como: móveis, estoques de lojas ou para armazenamento temporário de qualquer objeto.

Se a finalidade do uso do container for provisória, a locação torna-se a melhor opção, tendo em vista que pode não haver necessidade do seu uso ao final do processo.

Temos como exemplo algumas situações onde o container é usado em obras, que ficam distantes do local onde a empresa está sediada e com isso é necessário ter uma infraestrutura adequada para que o serviço seja realizado.

Quando o objetivo da locação é comercial, destacam-se os seguintes tipos:

  • Container para eventos;
  • Container Camarim;
  • Container Guarita;
  • Container Bilheteria;
  • Container Banheiro;
  • Container Stand de Vendas;

Se o aluguel do container for para fins corporativos, existem as seguintes possibilidades:

  • Container Escritório;
  • Container Escritório Acoplado;
  • Container Supervisório;

A pergunta que deve ter surgido agora é: Quais as vantagens que terei ao locar um container?

Segurança e comodidade são, com toda certeza, as principais vantagens para quem irá utilizá-lo, mas não para por aí, se pensarmos em custo x benefício e no quanto a sua empresa vai economizar por não precisar investir na construção de um canteiro de obras, em área de apoio para eventos, entre outros. Pelo contrário, uma das vantagens do aluguel de containers é a garantia de ter um produto sempre em bom estado, e para isso existem profissionais especializados em fazer a manutenção preventiva e corretiva.

Além da isenção de impostos, pois quando você aluga um container, esse valor pode ser abatido integralmente do imposto de renda.

Outra vantagem que não podemos esquecer de mencionar é a versatilidade do container, pois já há algum tempo ele deixou de ser usado apenas para o transporte e guarda de materiais, passando a ser uma ótima opção para quem quer construir a sua casa ou ter o seu negócio.

Tudo sobre aluguel de container
Guia completo para alugar container

Ficou motivado com a ideia da locação do container? Tenho certeza que sim. Vamos então, saber mais um pouco sobre o assunto.

Container para Armazenamento: Como locar ?

Trata-se de uma ótima solução para quem tem pouco ou nenhum espaço no seu comércio, escritório ou na sua casa. O container de armazenagem é ideal para guardar e manter protegido todos os itens importantes e até mesmo aqueles que não estão em uso no momento, como: móveis, objetos de decoração, roupas, documentos.

A locação de container para self storage (auto armazenamento), surgiu nos EUA, na década de 60 e vem sendo difundida no Brasil desde 1993, quando surgiu a primeira empresa, na cidade de São Paulo. O aluguel pode ser feito por um mês, um ano ou até por um determinado período. O acesso ao box de armazenagem é feito somente pelo locatário, pois ele é o único que possui a chave para ter acesso aos seus pertences.  

Inicialmente, você pode alugar um box pequeno e pagar mensalmente, caso veja que necessita de mais espaço, basta solicitar a mudança para um box maior.

Locação de Container para Escritório

Quem pensa em montar o seu escritório, sabe que deve considerar alguns fatores de extrema importância, porque qualquer decisão errada, poderá gerar custos desnecessários e prejuízos para o seu negócio. Eis que surge o container como uma opção atraente, pois oferece versatilidade e uma estrutura adaptável.

O próximo passo é definir a sua funcionalidade: será usado para escritório próprio, coworking ou business center ?

  • O Coworking é um modelo de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaço e recursos de escritório, reunindo profissionais de diversas áreas. Esse modelo tem sido bastante utilizado por freelancers e start-ups.
  • No Buniness Center ou condomínio de diversas empresas no mesmo prédio, onde a infraestrutura geral do prédio é compartilhada, reduzindo assim os custos dos condôminos.
  • Já o Escritório Próprio é recomendado para profissionais que buscam um espaço personalizado e que com um baixo investimento, poderá tornar-se um local agradável e surpreendente.

Aluguel de Container para Canteiro de Obra

O setor de obras tem buscado trabalhar de forma mais sustentável, uma vez que todo empreendimento precisa de instalações provisórias para garantir o andamento das atividades de forma organizada, como: banheiro, escritório, alojamento. Pensando nisso, o container pode substituir facilmente as estruturas de alvenaria, usando módulos.

Comparando as duas estruturas, podemos dizer que a mobilização oferecida pelo container habitável é muito mais barata, rápida e limpa, além de evitar os desperdícios que são comumente vistos nessa atividade. A estrutura do container oferece segurança, conforto e praticidade quando usada como módulo habitável.

Saiba detalhes importantes sobre aluguel de container
Tudo sobre aluguel de container

Está procurando pelo melhor modelo de container para a sua necessidade? Confira o container de 20 pés e suas principais características, além dos casos para os quais é indicado.

Locação de Container para Depósito

Seja na cidade ou no campo, essas “caixas de metal” têm sido muito úteis também como depósito, inclusive para armazenar sementes, se pensarmos que esse tipo de material precisa ter a temperatura e a umidade controladas, o que pode ser facilmente proporcionado pelo container refrigerado. Dessa forma, pode-se garantir a qualidade da armazenagem e como consequência evitar o desperdício da colheita.

Aluguel de Container para Moradia

Quem poderia imaginar que o container, uma estrutura pensada para transportar cargas, pudesse ganhar essa utilidade: ser usado como moradia. E nesse sentido, muitos projetos têm sido criados por arquitetos e designers, transformando inclusive em tendência pelo mundo afora.

As casas containers chegam a ser 25% mais baratas do que as construções em alvenaria e isso tem sido um grande diferencial na hora de optar por uma ou por outra estrutura. Além do custo-benefício proporcionado, podemos ainda falar sobre outros aspectos, que em um primeiro momento, não haviam sido imaginados. Olhando com atenção, o container parece oferecer um espaço limitado, mas não é bem assim, pois as suas “paredes” podem ser facilmente removíveis e adaptados novos ambientes, bastando para isso unir outros containers, colocando-os lado a lado ou um sobre o outro, transformando-os em um imóvel de dois ou mais andares.

Pode-se ainda associar à estrutura do container, materiais como vidro, usado nas janelas ou em divisórias internas/externas, proporcionando mais luminosidade ao ambiente, e a madeira, por ter uma infinidade de aplicações. Algumas delas estão associadas a sua durabilidade e a alta resistência, como a aplicação em fachadas, paredes internas, pisos e a forma mais conhecida, como os móveis. Esse estilo nos remete ao aconchego e conforto, características que buscamos para o lugar onde vamos morar.

Outro material usado na customização de casas container é a cerâmica, para quem busca ambientes mais sóbrios, além de uma excelente combinação com a madeira e a criação de ambientes originais e criativos em banheiros e cozinhas.

Locação de Container Banheiro

O container ocupou definitivamente o lugar dos banheiros convencionais usados em grandes eventos e obras, que antes eram feitos de tábuas de madeira e sem nenhuma preocupação com a higiene. 

Empresas especializadas em locação de containers, já totalmente equipados com todos os itens de um banheiro normal, vem crescendo nos últimos anos e oferecendo praticidade, comodidade, segurança e um ambiente digno para os trabalhadores da construção civil.

Locação de Container para Alojamento

Para quem precisa oferecer alojamento para os seus funcionários, principalmente aqueles que vêm de outras cidades, usar a estrutura do container para alojamento é uma excelente opção. O aluguel de container para alojamento precisa obedecer às normas trabalhistas, para evitar qualquer multa por parte dos órgãos fiscalizadores.

Essas normas constam na NR 24, que prevê que os dormitórios dos alojamentos devem:

  1.  Ser mantidos em condições de conservação, higiene e limpeza;

2.b) Ser dotados de quartos;

3.c) Dispor de instalações sanitárias, respeitada a proporção de uma instalação sanitária com chuveiro, para cada 10 (dez)  trabalhadores hospedados ou fração;

4.d) Ser separados por sexo;

Como alugar um container? 

Quem busca informação sobre a locação de container, pode ter em mente várias finalidades, mas as dúvidas são sempre as mesmas, como e onde alugar um container?

A finalidade mais comum é armazenar cargas de grande porte e volume, e garantir a proteção da mercadoria. 

Para fazer a locação, uma dica importante é pesquisar por uma empresa que ofereça um bom custo-benefício e seja idônea. Uma empresa que possui longa experiência de atuação no mercado, será sempre uma boa opção. Um ponto importante é conhecer os benefícios oferecidos pela empresa, tais como: facilidade de pagamento, agilidade de entrega e qualidade do produto. Depois que achar a empresa, verifique qual o tipo de container é o mais indicado para o tipo de mercadoria que deseja armazenar e/ou transportar.

Outra dica que pode ser útil é que a capacidade do container varia de acordo com o modelo, porém os mais utilizados são os de 20 e 40 pés, podendo suportar até 26 toneladas de carga.

Guia com informações completas sobre aluguel de container
Container para alugar: informações completas

LOCANDO O CONTAINER PARA IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO

Essas “caixas metálicas” transportam diversas mercadorias de um lado para outro do mundo, desde que foi inventada nos anos 50,  o transporte marítimo é o mais utilizado para este comércio. Foi então que se viu a necessidade de padronizar essa estrutura. No ano de 1968, o comitê técnico ISO TC 104 definiu características que todo container deve ter:

  • Ter um design que facilite o carregamento e descarregamento de cargas;
  • Ter equipamento adequado para o manuseio, movimentação e fixação de um modal para o outro;
  • Ter uma estrutura que garanta o seu uso contínuo;

Deve-se atentar ainda para algumas restrições que pode haver no momento de transportar o container em outros modais, tais como: quantidade máxima de containers e carga permitida. Por isso, contratar uma empresa especializada no assunto será necessário, visto que ela conhecerá as regulamentações usadas para importação e exportação de cada país. 

Como funciona a legislação sobre o uso e o transporte de Container?

A Lei nº 6.288, de 11 de dezembro de 1975, também conhecida como a Lei do Container trata da utilização de mercadorias em “unidades de carga”, incluindo a sua movimentação e transporte.

De acordo com o artigo 3º da lei, o container não é considerado uma embalagem das mercadorias, e sim um equipamento ou acessório do veículo que realiza o transporte de containers.

Outro artigo da Lei do Container que precisamos ressaltar é o artigo 4º, onde fala que o equipamento tem que atender as condições técnicas e de segurança, contidas nas normas nacionais e internacionais, legais ou regulamentares, inclusive as de controle fiscal.

Sobre o transporte doméstico de container, em seu artigo 9º, a Lei 6.288, dispõe que esse transporte só poderá ser realizado por empresa brasileira, de reconhecida idoneidade técnica, comercial e financeira, somente dirigida por brasileiros e onde o capital social seja, em pelo menos 2/3, pertencente a brasileiros e representado por ações nominativas.

Responsabilidade Legal

Essa é uma das questões que mais causa dúvida para quem pretende alugar um container, uma vez que esse pode ser um custo a mais a se considerar.

Por isso trouxemos o que consta no artigo 18 da Lei do Container, onde fica claro que no caso de um container contendo mercadorias de importação ou exportação sofrer avaria, será lavrado “Termo de Avaria”, assegurando às partes interessadas o direito de vistoria, de acordo com a legislação vigente.

Já no artigo 19 fala que as empresas transportadoras de carga são responsáveis pelas perdas ou danos causados às mercadorias, desde o seu recebimento até a sua entrega.

Como o assunto tratado nesse tópico ainda é sobre importação e exportação com o uso de container, não podemos deixar de falar sobre DEMURRAGE, o que é e como funciona essa cobrança.

O demurrage ou sobreestadia é uma multa cobrada pelo armador, que é o dono do container, sobre os dias de atraso, acodado em contrato, para a sua devolução. Esse atraso na devolução pode ocorrer por inúmeros motivos, uma vez que o processo de embarque e desembarque de mercadorias utiliza diversos equipamentos, recursos humanos, sem contar com as variações climáticas e prazos alfandegários, o que pode interferir nos prazos.

Dúvidas sobre aluguel de container? Saiba mais!
Aluguel de container: guia completo para alugar container

Legislação da Demurrage no Brasil

A ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), publicou em dezembro de 2017, a Resolução de nº 18, que passou a tratar especificamente sobre as questões relacionadas à sobreestadia ou demurrage no Brasil. 

No capítulo II, da Resolução, temos o significado de livre estadia e sobreestadia de containers, como segue:

XIX – livre estadia de contêiner (free time): prazo acordado, deverá ser livre de cobrança, para uso do contêiner, conforme consta no contrato de transporte, conhecimento de carga, confirmação de reserva de praça ou qualquer outro meio disponibilizado pelo transportador marítimo;

XX – sobreestadia de contêiner: valor devido ao transportador marítimo, ao proprietário do contêiner ou ao agente transitório pelos dias que ultrapassarem o prazo acordado de livre estadia do contêiner para o embarque ou para devolução;

Os atrasos na devolução dos containers, geram um prejuízo estimado na casa de bilhões de dólares todos os anos no Brasil, sendo a infraestrutura portuária apontada como o principal motivo. 

Contrato de Transportes:  o que preciso saber para locar um container marítimo ? 

Nesse contrato, as partes contratantes ( de um lado o armador e de outro o afretador), convencionam, além do valor do frete, os prazos de duração do transporte, até o prazo de carga e descarga. Dessa forma, a partir do momento que o navio atraca no porto, inicia-se a contagem de tempo para que seja feita a descargas das mercadorias e para que os containers sejam devolvidos ao armador, e o navio possa prosseguir a viagem.

A devolução do container com atraso, traz a retenção do navio no porto, o que gera um ônus enorme, além de outros prejuízos para o armador. 

Frete Marítimo: o que é ?

O frete marítimo nada mais é do que uma taxa que consiste no frete básico (valor cobrado de acordo com o peso ou o volume da mercadoria) e que prevalece sempre o que gerar maior lucro para o armador.

Caso a locação seja de um container para transporte terrestre, o contrato deve conter informações, como: tempo de duração da transação e especificação do container, prazo e local de entrega, além de condições de instalação.

Deve-se atentar que nesse contrato não estão incluídos custos com frete e taxa de movimentação de caminhão munk, que possui a estrutura necessária para fazer esse transporte. 

Está interessado em alugar o seu container? Continue acompanhando nosso site e solicite uma cotação para te ajudarmos!

Peça uma cotação de container direto de fábrica!

Os melhores preços de container para qualquer utilização.
Cotacão de container direto de fábrica indústria Container SA
crossmenuarrow-right