A palavra reefer deriva de “refrigerated”, que quer dizer container refrigerado. Em linhas gerais, é como se fosse um frigorífico, ou ainda uma geladeira.
Um container refrigerado é um tipo de container específico para transporte e armazenamento de produtos que precisam de uma temperatura constante, ou ainda, abaixo de zero.
As cargas que necessitam de um container refrigerado são as perecíveis, como carne vermelha congelada, peixes, frutos do mar, frango, massas, chocolate, vegetais (especialmente as frutas), sorvete, gelo, água, sementes, leite e seus derivados, doces, entre outros.
Os produtos químicos e medicamentos também costumam ser transportados em um container refrigerado. Além disso, também são transportados aparelhos eletrônicos e até mesmo plantas, especialmente flores.
O deslocamento dos produtos deve ser feito com todos os devidos cuidados, especialmente porque o transporte marítimo leva um tempo considerável para chegar até o destino.
No Brasil, existe uma variedade de climas que vão desde o equatorial da Amazônia, passa pelo semiárido do Nordeste e pelo tropical até chegar no temperado da região Sul. Por isso, um container como o refrigerado é imprescindível para manter a qualidade da mercadoria.
Neste artigo, você vai saber tudo sobre o container refrigerado!
A estrutura do container refrigerado é feita de alumínio de baixo peso, sendo que seu interior é de aço inoxidável e o piso é de alumínio.
O container refrigerado, também chamado de container reefer, ainda possui um isolamento térmico de dez centímetros, feito de poliuretano, que é colocado antes da camada de aço inoxidável.
A temperatura é mantida e/ou refrigerada através de um maquinário de refrigeração que é colocado em uma das extremidades, no lado oposto à porta.
O sistema de refrigeração deste container é composto de:
Em alguns containers pode existir o uso de um aparelho de ar-condicionado convencional.
É importante destacar que o container refrigerado deve ser construído para suportar adversidades como poeira, impacto, chuva, sol etc.
O maquinário de alumínio esfria o ambiente, enquanto as canaletas de alumínio jogam o ar frio para baixo, fazendo com que penetre na carga, mantendo-a refrigerada. Ao mesmo tempo, o ar que bate na porta é jogado para cima, mantendo a carga numa temperatura constante.
O container refeer ainda possui um painel digital com timer que pré-programa o container para manter determinada temperatura e para degelar no tempo pré-determinado.
A mercadoria pode ser congelada ou resfriada, dependendo de sua necessidade. Ou ainda, pode ser programada para congelar e resfriar ao mesmo tempo. Isso porque o container tem uma programação que pode variar de 25°C até -25°C.
A temperatura da carga é monitorada constantemente por meio de um coletor de dados que envia boletins para o sistema central. E, quando é necessário, é possível que o técnico responsável pelo monitoramento faça ajustes no sistema de refrigeração.
Ele é ligado a uma rede elétrica que deve possuir trifásico e fio terra e comportar 15 kwa ou 12 HP. E cada container é colocado em um disjuntor trifásico que pode ser de 440 Volts ou 220 Volts.
Porém, é importante deixar claro que a intenção do container refrigerado não é diminuir, aumentar ou congelar a temperatura, mas sim conservá-la na temperatura ideal. Por isso, o produto deve ser colocado no container já pré-refrigerado.
O consumo costuma variar entre 10 KvA ou 15 KvA, com possibilidade de ser mais elevado dependendo de determinadas variáveis, tais como:
Está procurando por containeres para a sua empresa mas não sabe qual a melhor opção? Confira mais sobre o container 20 pés, suas principais características e para que ele é mais utilizado.
No Brasil, podemos encontrar o container refrigerado com duas medidas: 20 pés e 40 pés.
O container refrigerado é um pouco menor do que o container seco, especialmente por conta do revestimento.
Ainda existe a possibilidade de modificar o container de acordo com a sua necessidade.
A maior vantagem de um container reefer sobre uma câmara fria é o custo-benefício. Em segundo lugar, o container também é superior em relação à vedação, pois mesmo que o motor desligue, a perda da temperatura é de apenas 1°C a 2°C.
Este tipo de container possui com muitas vantagens, confira:
Para manter a qualidade da mercadoria e não existir nenhum problema, é muito importante fazer a manutenção adequada do container reefer.
É importante que a temperatura se mantenha a mesma, sem sofrer variações, para que a mercadoria seja entregue sem problemas. Pois, caso haja algum problema que cause a alteração da qualidade do produto, não será possível entregá-lo e, assim, vai gerar um prejuízo considerável.
Por isso, é fundamental que a manutenção do container seja feita com regularidade, revisando todas as peças que compõem o sistema elétrico.
A saída de ventilação não deve ter água acumulada, pois pode atrapalhar a circulação do ar. Para isso, é necessário fazer uma leve inclinação em direção à porta.
É importante tomar cuidado com a rede onde o container será instalado: no mínimo 15KvA. A tensão mínima para o funcionamento do container geralmente é de 370V, portanto, é preciso atentar à tensão do local da instalação do container.
Além disso, a limpeza deve ser feita com regularidade, da mesma forma que a esterilização.
A maneira de colocar a mercadoria no container é muito importante: ela deve obedecer a marcação vermelha para que não haja contato direto com as paredes, o que impedirá a circulação de ar e, consequentemente, vai provocar variação de temperatura.
O container NOR, ou Non-Operating Reefer, significa reefer desligado. Como o nome já indica, é utilizado para transportar cargas que não precisam do refrigerador como, por exemplo, produtos secos.
É muito utilizado no Brasil, já que a exportação de congelados é muito maior do que a importação.
Então, aparece como uma tática interessante pois, em vez de comprar ou alugar um Dry para fazer a importação de produtos que não precisam de refrigerador, basta manter o reefer desligado, atuando como um NOR.
Esta é uma possibilidade bem vantajosa, na verdade, pois os custos com um Dry geralmente são mais elevados que um NOR.
Um ponto curioso é que um container refrigerado que já passou da vida útil pode ser utilizado sem o maquinário. Muitas pessoas costumam utilizar containers reaproveitados para criar escritórios, por exemplo.
Além disso, também tem sido muito interessante para a arquitetura e a construção civil. E, pasme: também pode ser utilizado para casas e alojamentos. Isso porque os projetos feitos a partir de um container reaproveitado são mais econômicos, rápidos e sustentáveis.
O container refrigerado é a melhor opção para o transporte de mercadorias perecíveis, e também é excelente para a conservação de um estoque de alimentos ou produtos químicos.
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