Nesse guia completo sobre a locação de containers você vai conferir os pontos positivos e o que você precisa saber antes de alugar um container.
Quem poderia imaginar que o container, uma caixa de metal, se tornaria a vedete da logística mundial?
O container causou uma revolução global que só tinha sido vista antes com a invenção do computador. Essa mudança no comércio mundial trazida pelo container foi responsável por grande parte do desenvolvimento econômico das últimas décadas.
Os containers surgiram aproximadamente em 1950, durante a segunda guerra mundial e eram usados para agilizar as operações de transporte ferroviário até os portos e navios. Nessa época os containers mediam oito pés em cada lado.
Foi somente em 1955 que essas medidas do container foram modificadas para 35x8x8 ½ pés, pelo americano Malcom McLean, fundador da Sea Land Service, depois de ter feito a aquisição de 37 navios adaptados para o transporte dessas enormes “caixas de metal”. A partir de então os containers passaram a ser considerados estruturas padronizadas internacionalmente, de formato retangular, normalmente construída em aço, mas que pode também ser de alumínio ou fibra, sendo conhecido como um acessório do veículo transportador e não uma embalagem.
Com certeza McLean não foi o criador do equipamento em si, pois já era utilizado um século antes nas ferrovias inglesas, mas foi seu pensador e introdutor na navegação marítima. Com isso mudou toda a história do transporte, logística, navegação, deslocamento de mercadorias, armazenagem, tempo, custo e, claro, mudando radicalmente o comércio mundial, a economia, o mundo.
E pensar que antes da invenção do container as mercadorias ficavam guardadas em armazéns nos portos, até que chegassem os barcos e esses fossem carregados manualmente, o que gerava um enorme esforço braçal e demandava um tempo absurdo. Os reflexos dessa logística pré-história, por assim dizer, impactavam diretamente nos custos operacionais altíssimos e no fluxo das mercadorias.
Diante desse contexto, podemos dizer que o container trouxe mais agilidade e mudanças consistentes na forma de transporte de produtos, o que reduziu substancialmente os custos logísticos e contribuiu de forma definitiva com o processo de globalização. O aumento do volume de cargas movimentado no transporte marítimo nacional e internacional, a um menor custo, tornou-se uma realidade muito bem vinda para a maioria dos países.
Após a padronização do container, ele se tornou um equipamento transferível a todos os modais de transporte de superfície, com exceção do dutoviário. Essa adaptabilidade do container foi crucial para o manejo de pequenas cargas na transferência intermodal, ou seja, navio x caminhão, e permitiu oferecer uma capacidade de serviço porta-a-porta que antes não era viável. Mediante as grandes demandas do mercado atual, a diversificação de produtos e serviços oferecidos e com clientes cada vez mais exigentes, esse tipo de serviço está em constante crescimento, especialmente em virtude da intensificação do comércio internacional.
Usados para unitização, o container faz o acondicionamento de granéis, cargas consolidadas ou constituídas de peças única, indivisíveis. O contêiner desempenha uma série de funções, dentre as quais as mais relevantes estão à unidade de transporte multimodal, acessório de transporte que protege a carga e contribui no serviço de empilhamento, oferece segurança durante todo o processo e menores custos de armazenamento, transporte e seguro de embalagens.
A locação do container é viável também na operação de agrupamento de caixas principais em uma unidade física, para facilitar o manuseio ou transporte de materiais denominado unitização ou conteinerização. Este conceito inclui todas as formas de agrupamento de produtos, desde colar duas caixas principais, uma unida a outra com fita, até o uso de equipamentos de transporte especializados. Todos os tipos de unitização têm o objetivo único de melhorar a eficiência no manuseio e no transporte.
A partir do momento que foi possível fazer a padronização da carga geral através dos containers, houve o desenvolvimento toda uma nova série de grandes equipamentos especializados em movimentação de carga e também de grandes navios full 5, o que resultou em uma expressiva economia de escala e escopo. As unidades de carga oferecem inúmeros benefícios em relação ao manuseio de caixas principais individuais. Dentre esses benefícios estão o tempo de descarregamento e o congestionamento no destino minimizados. Os produtos embarcados em unidades de carga facilitam o manuseio de materiais. Foi constatado que as unidades de carga utilizam aproximadamente um quinto do tempo necessário para carga ou descarga manual.
Todas essas possibilidades do uso do container são mais do que um bom motivo para fazer o seu aluguel, quando não for possível a compra, que seria o mais recomendado no caso desse ser o seu ramo de atuação.
Geralmente o contêiner pertence a uma companhia marítima. É um equipamento do navio, ou seja, você não precisa comprar o container.
O custo de uso do contêiner já está incluído no valor do frete que o importador, no caso você, vai pagar para transportar sua carga de outro país para o Brasil.
Você cota o valor do frete junto à um agente de cargas, informando para ele as características da sua carga. Informações como peso, cubagem, tipo de embalagem e tipo de produto são necessárias para saber que tipo de container é mais recomendado para seu embarque.
No custo do frete, como disse antes, já estará incluso a disponibilização da caixa de metal, do contêiner para transportar sua carga.
Os valores de container variam muito, por conta das condições de mercado. No momento, o valor de frete de um container de 20 pés, que pode levar até 28 metros cúbicos, está em torno de 2400 dólares, da China para o Brasil, porém esses preços mudam semanalmente.
Sim, consegue. Não é necessário pagar ou importar um navio inteiro. Pode utilizar a quantidade que quiser. Contudo, os valores são parcialmente fixos, ou seja, não haverá muita diferença de preço.
Muitos empresários também optam por dividir em grupo, um container para diminui as despesas da importação. E isso é completamente possível e nem tão difícil assim de conseguir.
Para carregar sua mercadoria e dividir seu container com outros negociantes, é só falar com o seu agente de cargas e pedir um “embarque consolidado”. Na linguagem do agente de cargas, isso se chama LCL – Less Container Load.
O ponto favorável é que você não precisa pagar o valor total. Porém você deve sempre definir, ao pensar nessa situação, se o volume que você está importando será compensatório ou não.
Enfim, ao contratar um container, você pode pagar por ele inteiro ou só por uma parte. Porém, se você tiver volume de mercadoria para metade do container, ou uns 60%, o valor do frete “consolidado”, vai ser quase o mesmo do container “full”. Porque a divisão do valor do frete não é exatamente proporcional ao volume (em metros cúbicos), ou seja, quanto menos volume tiver, o valor do frete por metro cúbico tende a ser mais alto.
Após realizar algumas pesquisas, nos mais diversos meios, a conclusão que se pode chegar é de que a locação só é viável para projetos temporários de curto ou médio prazo, considerando um tempo médio de pelo menos um ano.
Para comprovar até que ponto é vantajoso buscar um container para alugar, é preciso verificar os valores referentes ao aluguel e as vantagens que a locação pode agregar ao negócio. Sempre é bom lembrar que o valor da mensalidade varia de acordo com o tamanho e com o tipo de estrutura que deseja adquirir. Uma grande vantagem da locação é a possibilidade de devolver o container para a empresa quando ele não for mais necessário.
Outro benefício do uso de container alugado em um negócio, é a possibilidade de, com um investimento menor, poder contar com uma estrutura que atende às necessidades temporárias do administrador.
O aluguel de container pode custar em torno de 10% do valor do equipamento. E é sempre muito importante levar em consideração alguns pontos que podem ser decisivos:
Quando você aluga um container, geralmente os custos de manutenção são de responsabilidade da empresa locadora, salvo danos causados por mau uso, ou seja, essa é uma preocupação que você não precisará ter.
O locatário pode esperar por uma instalação rápida e simplificada da estrutura. Isso porque não será necessário qualquer material de construção para a montagem do container, exceto se o locatário desejar fazer a customização do ambiente, como instalação hidráulica e elétrica.
O container tem assumido cada vez mais diferentes formas e tem sido usado por empreendedores que optam por utilizá-lo, por exemplo, em empreendimentos como lojas e restaurantes. A aplicação de containers tem se intensificado no mercado de maneira criativa e acelerada. São inúmeras as utilizações que atendem aos mais diversos segmentos, inclusive para moradia.
Há ainda outros que encontraram no container uma opção de refrigerador, para manter a temperatura de uma quantidade elevada de alimentos. Na construção civil e nas propriedades rurais, os containers também se mostram bastante versáteis, podendo ser aproveitados tanto para o armazenamento de produtos quanto para alojamentos.
O uso de containers em construções residenciais, comerciais, industriais, institucionais, entre outras, ganhou espaço e se popularizou com a disseminação de princípios sustentáveis, direcionados para a diminuição da geração de resíduos e a preservação do meio ambiente. Assim, quando deixam de ser usados no transporte de mercadorias, esses containers passam a ser transformados em belas casas, lojas, restaurantes, escritórios e demais projetos.
Antes de decidir se a locação é a opção mais vantajosa, é importante se certificar quanto a destinação a ser atribuída à estrutura. Isso porque, para cada situação, existe um modelo ideal de container que atenderá a cada especificação.
Existem várias empresas que trabalham no segmento de locação de containers e a pesquisa pode ser feita inclusive pela internet. O que precisa de uma atenção especial é a idoneidade dos serviços prestados pela empresa escolhida, para evitar problemas futuros e desgastes desnecessários. O tempo que a empresa atua no segmento de locação de containers é um ponto a ser considerado, pois demonstra que há consistência em suas atividades.
A princípio, os valores de locação de containers tendem a variar de acordo com o modelo, modificações e melhorias feitas, tempo de uso e local onde fica a empresa locatária. Dessa forma, podemos apenas indicar alguns preços médios como: o container Dry de 20 pés pode variar entre R$550,00 e R$780,00, o container Reefer de 40 pés tem seus valores de locação entre R$950,00 e R$1.200,00, outro container bastante procurado para locação é o container High Cube de 40 pés encontrado por preços que variam entre R$800,00 e R$980,00.
Precisamos ressaltar o atual momento que vivemos, tendo em vista o cenário mundial quanto aos efeitos da pandemia e o que isso causou no transporte de containers. Pequenos fabricantes de componentes eletrônicos da Ásia, se viram obrigados a fechar, as cadeias de suprimentos pararam totalmente e paralisaram fabricantes de automóveis e grandes grupos globais de eletrônicos. Mineradoras de minério de ferro e cobre foram forçadas a interromper as operações, as fábricas na China, que tem as mais potentes empresas de containers do mundo, e outros países foram pressionadas pela escassez, que elevou os preços das matérias-primas a patamares nunca vistos antes.
Containers carregados da Ásia ficaram presos na Europa quando fábricas e lojas fecharam no início da pandemia. O problema piorava à medida que os fechamentos alcançavam os portos e as companhias de navegação cancelavam as viagens.
Nos portos, os prazos de entrega passaram dos normais 40 dias para cerca de 100 dias, além da piora para levar containers vazios até a Ásia e reabastecê-los. Assim, cada container que não pode ser descarregado em um determinado lugar, é um container que não poderá ser carregado em outro local.
A Ásia e a Europa informaram que nos meses de março e abril deste ano, tiveram novamente a falta de containers. Isso aconteceu por causa de uma reação em cadeia, provocada principalmente pelas rotas de exportação, onde a demanda é muito grande.
Vivemos uma história de instabilidade e imprevisibilidade que tem afetado todos os segmentos, das pequenas até mega empresas. Nesse cenário, o que pode ser uma luz no fim do túnel é a força e a resiliência de quem acredita que a diversidade abre caminhos para o novo, a criatividade e a capacidade de se reinventar.